20 novembro 2006

COMENTÁRIO DE DIEGO ROSA

Essa é uma resposta de um amigo do Delchi, Diego Rosa, que já fez essa viagem a Punta de Leste

Bem, vamos ao planejamento então. Já fiz essa viagem de moto (e também de carro) um sem numero de vezes, minha avó é uruguaia, fiz esse roteiro voltando de aventuras pela america do sul (patagonia, peru, atacama) e também em viagens exclusivamente para o uruguay, acho que posso ajuda-los.:

Existem basicamente 2 caminhos de SP para Punta, são:

1) PELA PRAIA: SP – Curitiba – Joinville – Floripa – Tubarão – Osório – Porto Alegre – Rio Grande – Chui – Punta Del Este.

2) PELA SERRA: SP – Curitiba – Lages – Caxias do Sul – Porto Alegre – Rio Grande – Chui – Punta Del Este.

Em termos de distancia os dois se equivalem (cerca de 1900 kms de SP). Local para dormir depende muito do ritmo de viagem de vocês, mas qualquer uma das cidades citadas oferece boa estrutura com um bom custo/beneficio.

Os atrativos de cada roteiro são:

1) Pela Praia: basicamente ir pela praia é um roteiro mais rápido, mais direto. Os atrativos estão em:
- Pouco antes de tubarão, em laguna. – Farol de Santa Marta (pode-se ver golfinhos)
- entre rio grande e chui, - Reserva nacional do Taim (jacarés, tartarugas, capivaras e muitas aves, visível da beira da estrada)
- entre chui e punta Del este – Cabo Polônio (uma colônia rústica de pescadores, com leões marinhos na praia, comida boa, hospedagem ruim. Acesso apenas com veículos 4x4 – mas motos ficam em lugar seguro e eles te levam com os 4x4. não deixam entrar de moto lá, apenas com veículos deles).

2) Pela Serra:
- Em lages, desviando um pouco do caminho em direcao ao litoral, esta a Serra do Rio do Rastro, paisagem indescritível !!!! fica prox a são Joaquim. Vale a pena desviar o roteiro e passar um dia nessa região.
- serras gaúchas – em Caxias do sul você já estará nas serras gaúchas, talvez seja interessante dar um passeio por gramado, canela e etc. os canions do Itaimbézinho também ficam naquela região. São lindos mas demandam um pouco mais de tempo.

Talvez seja uma boa idéia vocês irem por um roteiro e voltarem pelo outro.

Documentação:
A documentação pra cruzar a fronteira com o Uruguay é muito simples. Pode-se dizer que Uruguay é quase um estado brasileiro, tamanha facilidade para atravessar a fronteira. Basicamente:

- documento da moto em seu nome (alienado ou não, não importa, basta estar em seu nome ou do garupa).
- RG
- CNH

Policia / Estradas:
A policia no Uruguay, normalmente, é muito gentil com os turistas. Então mesmo que vocês cometam alguma infração, excesso de velocidade por exemplo, possivelmente se forem parados serão apenas alertados e instruídos, possivelmente nem multados. Claro que não é pra ficar fazendo absurdos, mas também não é para ficar andando com medo e de olho em tudo que é sinalização de velocidade e etc, assim como por exemplo acontece no Chile, cuja policia é insuportável.
As estradas principais na região que vocês vão visitar no Uruguay são excelentes. O pais é todo plano, asfalto bom, sinalização ótima, laterais da pista gramados...tudo perfeito. O transito é pequeno também. A estrada pra chegar a Cabo Polônio é ½ ruim, mas ainda assim muito melhor que estradas de MG por exemplo ! hehe

Sobre as motos, bagagens, preparação e etc (isso também faz parte do planejamento), vocês precisam de alguma dica? Se for o caso, me diga quais são as outras 8 motos, se estão com garupas ou não, que equipamentos (roupas) costumam usar (goretex, cordura, jeans, couro, capas de chuva ou não e etc.)